6 Mitos Sobre Certificação Microsoft

Mas afinal, o que é uma certificação Microsoft? Como e quando fazer a certificação?

Tenho certeza que tem várias dúvidas sobre esse assunto, mas vamos começar do início 😊

Vida longa e próspera pessoal!

Meu nome é Rafael Bernardes e neste artigo quero tratar com vocês sobre certificação Microsoft. Eu separei alguns mitos que listo logo abaixo e também um vídeo explicando como acessar o site da Microsoft para saber mais sobre as provas. Então se está com pressa por ir direto lá 😉

Sei ficou aqui comigo, vou te contar como eu não consegui passar nos exames de certificação nas primeiras tentativas.

E como, anos depois, ficou fácil passar em qualquer exame de certificação! (e como vai ficar fácil para você também se seguir as dicas que irei te passar)

Então vamos lá!

Sabe como eu comecei a me interessar por certificação Microsoft? Através de um anúncio de jornal! O anúncio dizia: “Engenheiro de Redes Microsoft – Salário base de R$ XXX” (era um número bem interessante)

E era um anúncio de curso, ministrado presencialmente no Rio de Janeiro. Então eu corri atrás daquilo, com foco totalmente no salário 😊

Depois de convencer a minha mãe (sim, eu era novinho, 17 anos) a fazer 18 cheques pré-datados, corremos ao centro de treinamento para fazer a minha inscrição.

Mas eu não sabia NADA, absolutamente nada de servidores, redes, etc.

O curso foi muito bom e me deu uma base sólida. O engraçado foi a minha decepção de saber que o “servidor” era apenas um computador com um sistema diferente instalado. Na minha cabeça era para ser algo gigante ou mesmo diferente.

Eu era um aluno exemplar, estudava tudo e praticava todos os laboratórios.

Nem tinha terminado o curso quando agendei a primeira prova. Estava confiante!

Passei o carnaval inteiro estudando, todos os dias, através de um simulado (depois descobri que foi o maior erro naquele momento).

E então foi isso: Passei o carnaval estudando e não passei na prova 😝

Sabe o que faltou?

Experiência prática! Vivência com o produto.

Mesmo se eu passasse na prova, que tipo de profissional eu seria? Eu te digo, um profissional que iria manchar a reputação da certificação. Que só passou no exame devido a um simulado “muito bom”, mas sem experiência nenhuma na área.

Fiquei sem fazer provas de certificação por anos, até defendi por um tempo a bandeira que “aquilo não servia pra nada”. Claro, é natural de nos defendermos daquilo que tememos. E eu temia mito tenta e não passar novamente.

Até que, anos depois, eu resolvi fazer um outro curso. Que foi muito bom, mais prático, que me ensinou a real necessidade de ter um ambiente de laboratório para testes!

Se você ainda não tem o seu, recomendo que assista o webinário do Nathan Pinotti sobre esse tema. Vai ficar bem fácil de você mesmo montar o seu.

Esse curso foi até ministrado pelo meu amigo Igor Humberto, que é professor de vários cursos em nosso site. E logo ao término do curso eu marquei outra prova!

E adivinha o que aconteceu?

Não passei, novamente!

Você pode estar rindo agora, mas para mim foi dramático 😊

Só que eu não desisti, tinha a famosa “segunda chance” ou “second shot” e fui refazer a prova. (hoje o nome do programa mudou para exam replay, procure no site oficial para estar sempre com a melhor informação sobre isso)

E o que aconteceu? Ah, dessa vez eu passei!

Você deve estar se perguntando, o que mudou? Bom, eu corri atrás de livros e material complementar. Foi aí que eu comecei a ler mais sobre tecnologia.

E hoje eu já sei a receita para passar em qualquer prova:

  • Estudar, atentamente, o site com as informações da prova (site oficial sempre)
  • Me matricular em um bom curso (acelera demais as coisas)
  • Procurar leitura auxiliar (o professor pode te indicar)
  • Simular tudo em laboratório virtual (seja criativo, simule cenários de empresas)
  • Conversar com outras pessoas que já fizeram a prova

O curso pode ser algum gratuito, como os que tem no site do MVA: http://mva.microsoft.com ou em algum portal de treinamentos como o meu: http://www.bernardes.com.br.

Eu mesmo tenho diversos cursos publicados no MVA e outros gratuitos também no meu site.

Recomendo que baixe o meu ebook gratuito sobre Como Estudar para Certificação Microsoft”:

Para baixar o meu Ebook de Como Estudar Para Certificação Microsoft insira o seu email na barra superior desta página! (lá em cima)

Bom, agora que já leu a minha história e descobriu a minha receita “secreta” para estudar, vamos aos 6 mitos:

1 – A certificação Microsoft é GRATUITA?

Muitos sites utilizam o chamariz: “Certificação Gratuita”, mas na verdade a certificação é paga e pode variar de $ 50 a $ 150 (dólares) por prova.

Sim, é um custo elevado para muitos aqui no Brasil. Mas entenda que trata-se de uma chancela, uma marca da Microsoft em seu currículo. É a empresa que fornece o produto que você vai trabalhar te cerificando para tal função!

Se não sabe como é o certificado, olhe a foto de um dos meus:

Eles variam de acordo com a certificação que tirou. Tem certificação que só é emitida após você passar em um determinado número de provas.

Essa minha foi tirada em 2012 e eu precisei fazer 3 provas para conseguir esse certificado.

Todas as informações oficiais sobre as certificações Microsoft você encontra neste site! É muito importante que só utilize o site oficial, pois ele é atualizado constantemente. Eu não vou por nenhuma informação aqui pois corre o risco de ficar desatualizada.

2 – Preciso fazer um curso oficial?

Não! Você não precisa fazer curso oficial para poder realizar o exame de certificação. Em teoria não precisa de curso algum, apesar que pode ficar um pouco mais difícil passar assim.

É comum que no mesmo local aonde fornecem cursos oficiais tenham também o centro de certificação VUE/Prometric (que ministram as provas). E você pode agendar a prova pelo site oficial da Microsoft e ir direto ao local marcado (mesmo que seja um curso) sem nunca ter cursado algo com eles.

Eu mesmo faço as provas em um centro de treinamento oficial Microsoft aqui no Rio, mas nunca fiz nada com eles.

Se tem dúvidas de como agendar a sua prova ou procurar locais para fazer, recomendo que baixe o meu ebook gratuito sobre como estudar para certificações Microsoft.

3 – As provas são somente em inglês?

Sim e não. Algumas são apenas em inglês (geralmente as mais novas) e outras tem em português. Outro mito que falam muito: “a tradução em português é ruim”.

Isso acontecia há anos atrás. Hoje as traduções são boas e não terá problema em fazer a sua prova em português.

Sempre verifique no site oficial quais os idiomas disponíveis para a sua prova!

4 – Certificação Microsoft é garantia de emprego?

Não! Certificação não é licença de trabalho, é a comprovação que você tem as habilidades!

É claro que em uma seleção você terá clara vantagem se tiver uma ou mais certificações. Mas logo será testado e precisará comprovar suas habilidades.

Outra coisa comum são empresas oferecerem aumentos para profissionais que se certificam. Isso é bem legal!

5 – Simulados são a solução?

Vou ser bem claro e direto neste ponto: Simulado é uma coisa, “dump” de prova é outra.

O “dump” é nada mais nada menos do que a cópia da prova disponibilizada na internet, com as respostas. Pessoas anotam as questões e depois postam com as respostas.

Isso não agrega em nada a sua carreira profissional. E na verdade até detona a sua imagem. Não consigo mais contar nos dedos quantas vezes profissionais “certificados” vieram a mim, desesperados, com dúvidas simples para resolver problemas críticos em seus empregos ou clientes.

O real simulado é feito com base no estudo proposto e em cenários. Ele serve para treinar a sua mente no que já foi aprendido. Esse sim vale a pena!

6 – Preciso viajar para fazer a prova?

Não, isso ficou no passado!

E se está estranhando essa coisa de “viajar para fazer prova” é porque deve morar em estados como SP e RJ.

Em diversos locais do Brasil não há centros oficiais e muita gente tinha que viajar para poder fazer as provas. E isso aumentava o custo e a pressão por passar.

Hoje você pode realizar as provas online!

 

Bom, meu artigo fica por aqui. Ele será sempre atualizado com novas dicas, então volte aqui de vez em quando.

Fica a dica para baixar o meu ebook gratuito!

Valeu!