DICA: Como evitar que o Windows 10 reinicie automaticamente após instalar as atualizações?

00A Microsoft vem trabalhando em melhorias no sistema de entrega das atualizações do Windows 10, o já conhecido Windows Update, contestado por uma parcela dos usuários desde o lançamento da primeira versão de seu mais recente sistema operacional (a 1507), em Julho de 2015. Desde então, algumas mudanças e novas funcionalidades foram implementadas, principalmente no comportamento das máquinas em relação a forma pela qual as atualizações são instaladas no sistema operacional.
A atualização de Aniversário (Anniversary Update), versão 1607, última grande atualização lançada no mês de aniversário de 01 ano do Windows 10, em Julho de 2016, trouxe aos usuários uma nova configuração chamada “Horário Ativo” (Active Hours). Tal funcionalidade permite definir um intervalo de tempo de até 12 horas no qual a máquina supostamente estará em uso ao longo do dia. Neste caso, o Windows Update não reinicializará a máquina de forma automática dentro desse mesmo horário caso haja alguma pendência devido a instalação de atualizações.
Mostrarei rapidamente como acessar e configurar a opção Horário Ativo no Windows 10 Versão 1607 Build 14393.693, última versão estável liberada pela Microsoft até o presente momento.
1. Acesse Configurações (através do Menu Iniciar ou atalho Tecla do Windows + I).
2. Clique na opção Atualização e segurança.
3. Em Windows Update, clique na opção Alterar horário ativo conforme indicado na imagem abaixo.

 
4. Na tela Horário ativo, defina o intervalo de horário no qual o Windows não será reinicializado automaticamente no caso de haver alguma atualização que necessite tal procedimento após sua instalação.
OBS.: Lembrando que o intervalo máximo é de até 12 horas.

 
5. Clique em Salvar após definir o intervalo de horário ativo para concluir.
 
No entanto, ainda que o Horário ativo esteja configurado e contemplando as 12 horas do dia em que você mais utiliza sua máquina, é fato que existirão janelas fora desse intervalo em que será necessário que a máquina permaneça ligada e ativa – esteja ela em pleno uso ou não – para concluir alguma atividade. Portanto, a dica mencionada no título desse artigo vai além da configuração do Horário ativo e se baseia em como proceder para evitar que tal reinicialização aconteça automaticamente mesmo fora do intervalo previamente definido.
Resolvi compartilhar pois passei por esta situação há cerca de 02 semanas, quando me ausentei por alguns minutos do meu notebook e, ao retornar, a máquina havia reinicializado para concluir a instalação de um update. O detalhe é que já havia passado do intervalo definido no Horário ativo e, mesmo que por poucos minutos, foi tempo o suficiente para o Windows entender que já estava “liberada” para uma reinicialização e assim o fez automaticamente.
A seguir, irei descrever os passos para evitar que o cenário exposto acima aconteça com você. É claro que existem outras formas de se chegar ao mesmo objetivo, como por exemplo, através da configuração de Políticas de Grupo (GPO), nas versões corporativas do Windows 10, ou através da edição de chaves do Registro do sistema. No entanto, utilizei o procedimento abaixo e realizei o teste, não havendo qualquer problema a ele relacionado.
1. Abra o Agendador de Tarefas com privilégios administrativos: Digite”Agendador de Tarefas” após abrir o Menu Iniciar, em seguida clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo correspondente e em “Executar como administrador” (imagem abaixo).

 
2. Dentro do Agendador de Tarefas (Local), navegue pelo seguinte caminho:

Biblioteca do Agendador de Tarefas > Microsoft > Windows > UpdateOrchestrator

 
3. Ao selecionar o item UpdateOrchestrator, clique com o botão direito na tarefa de nome Reboot e em seguida em Desativar.

 
4. Verifique o Status referente à tarefa Reboot, devendo agora constar como Desabilitado.
5. Por fim, feche a janela do Agendador de Tarefas.
Com este procedimento, você não correrá mais o risco de ter sua máquina Windows 10 reinicializada, seja qual for o horário.

Em caso de dúvidas, sugestões, críticas ou elogios, por favor não hesite em escrever seu comentário.

Muito obrigado pela leitura e fique à vontade para compartilhar este artigo!

 
Um abraço,
Thiago Fernandes A. Costa
 
Fonte: Permanently Disable & Prevent Automatic Restart of Windows Update in Windows 10

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: