Relatório Centralizado Chaves Windows e Office com SpiceWorks



Direcionamento de carreira!


Nesse artigo vamos deixar uma dica dessa ferramenta super poderosa e que vem crescendo a cada dia em ambientes que necessitam de um bom inventário e controle de dispositivos. Ao longo dos anos esse tipo de ferramenta é mais procurada por administradores em busca de centralização de serviços e controle total de sua rede.

O SpiceWorks vem ganhando espaço e cada vez mais se atualizando para ter uns dos melhores controles de ambiente e inventário de rede. Com ele você consegue:

  • Ter uma leitura de todos os dispositivos em sua rede;
  • Integração com Active Directory;
  • Controle de permissões por grupos e usuários;
  • Quais tipos de dispositivos você possui em seu cenário;
  • Controle de logs de eventos;
  • Controle de unidades de disco;
  • Relatórios de chaves do Microsoft Windows e Microsoft Office;
  • Inventário de Hardware Completo;
  • Usuário logado;
  • Softwares instalados em tempo real;
  • Controle de impressoras;
  • Controle de cartuchos e Toners;
  • Divisão de dispositivos por grupos;
  • Edição de dispositivos detectados;
  • Relatórios profissional para entrega;
  • Aviso e alertas via e-mail;
  • Controle de atualizações de antivírus;
  • Relatório de tempo de hardware;
  • Relatório de quantidade de produtos instalados;
  • Criação de relatórios personalizados;
  • Suporte de linguagem em português Brasil;
  • Entre outras funções…

Software controlado via Web, você não precisa ter uma hardware potente para montar esse ambiente de controle e monitoramento. Segue abaixo os requisitos para conseguir trabalhar com o SpiceWorks:

https://community.spiceworks.com/help/Spiceworks_Requirements

Vamos mostrar abaixo um pouco do poder do SpiceWorks, criando um relatório com todas as chaves do Windows clientes e servidor instaladas no cenário. Essa função é muito procurada por administradores de redes e ajuda a centralizar toda parte de licenciamento e também fazer levantamentos para entrega de relatórios.

Primeiramente abra a opção “Relatórios” como mostra a imagem abaixo:

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Em seguida procure pela palavra “Key” e clique em “Run”:

Veja que possuímos dois relatórios: Chaves do Windows e Chaves do Office. Os relatórios são 100% editáveis. Em nosso exemplo escolhemos a opção de chave do Microsoft Windows.

Observação: Lembre-se de importar o relatório para que essa função aparece e funcione adequadamente.

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Pronto! Todas as chaves e os respectivos equipamentos serão entregues em relatório e pronto para serem salvos. Escolha a extensão que melhor desejar para o seu relatório como mostramos na imagem abaixo:

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Essa é uma grande dica para quem precisa de um ótimo inventário e controle de seus dispositivos dentro de uma cenário, sendo ele de qualquer tamanho. Existem diversas ferramentas que fazem o mesmo trabalho, não dificilmente irá encontrar algo gratuito e toda qualidade que essa ferramenta proporciona aos profissionais de infraestrutura.

Espero que essa dica seja útil à todos.

Vinicius Mozart

MVP - Cloud and Data Center Management|| Sócio Proprietário - Wenz Soluções em Tecnologia http://www.wenz.com.br

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  • Zenildo Silva

    Olá Vinicius!

    Só uma observação.
    Em alguns casos o relatório pode a principio não esta disponível, precisando o usuário ir na opção APPS/APP CENTER e importar o mesmo.
    No mais, ótimo artigo e excelente ferramenta.

    Valeu!

    • Sim, Zenildo está em observação a importação para que o relatório funcione. Obrigado pelo elogio e dica e grande abraço.

  • Elvis Carlos

    Bom dia Vinicius,

    Essa ferramenta é free?