System Center Configuration Manager – Relatório Memória em Estações

Nesse artigo vamos mostrar como o System Center Configuration Manager pode ser útil em cenários que necessitam um monitoramento constante e controle fino de equipamentos. Muitos administradores conhecem o System Center Configuration Manager, mas por falta de oportunidade em cenários grandes acabam não conhecendo a ferramenta a fundo e seus ótimos recursos.  Vamos mostrar um simples relatório em um cenário com mais de 800 dispositivos. Vamos solicitar ao nosso System Center Configuration Manager que nos traga os dispositivos com pouca memória RAM instalada.
Existe a possibilidade de efetuar o relatório por dentro da console do System Center Configuration Manager ou através da console Web. Como os relatórios são baseados em banco de dados SQL Server, as consultas e o tipo de edição são diversas. Em nosso exemplo abaixo, escolhemos a opção de console via Web, que é a mais utilizada em cenários maiores, pela facilidade de disponibilizar à outros usuários. Clique em “Gerenciado de Relatórios” para iniciarmos o processo:
01
Em nosso exemplo, possuímos apenas um site disponível. Caso você possua vários sites de SCCM, ele irá aparecer nessa console para que você escolha qual desejar efetuar seu relatório. A outra opção abaixo é do Data Protection Manager (DPM) que possuímos em nosso ambiente, mas não fará parte do que estamos escrevendo nesse artigo.
02
Será mostrado diversos tipos de relatórios pré-configurado e a console do SCCM estiver com sua sáude 100%, qualquer relatório lhe trará informações. Em nosso caso escolhemos a opção “Hardware – Memória”. Confira na imagem abaixo:
03
Vamos escolher abaixo a opção “Computadores com pouca memória”:
04
Definimos abaixo para nos trazer informações de computadores que possuem até 4GB. O relatório vai nos trazer todas as estações que possuem menos RAM. Você pode escolher qualquer valor de acordo com seu cenário. Assim que estiver de acordo, clique em “Exibir Relatório”:
05
Pronto! Todas as estações que possuem memória RAM abaixo de 4GB estarão em seu relatório. Veja abaixo os tipos de extensões que você poderá salvar o arquivo e apresentar para sua diretoria ou responsável pelo relatório.
06
Esse tipo de informação é de extrema importante para um organização de médio e grande porte, pois as preventivas são o segredo de um bom ambiente sem falhas e bem estruturado. Você que ainda não conhece os recursos do System Center Configuration Manager e todos os outros recursos da família, corra atrás e não perca tempo. Esperamos que esse informação seja útil e ajude à todos.
 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: