Instalando LepideAuditor for File Server no Windows Server

Nesse artigo vamos mostrar um software muito simples e eficaz chamado “LepideAuditor for File Server“. A empresa possui diversas ferramentas que facilitam o processo diário de um administrador, com ótima entrega de relatórios e interface simplificada.

Você pode conhecer os produtos e soluções no site abaixo:

http://www.lepide.com/solutions/

A ferramenta que vamos mostrar é a de auditoria de arquivos, muito procurada por médias e grandes empresas. Com base em SQL Server, você pode criar um banco de dados para cada servidor, organizando melhor sua auditoria e relatório. Para efetuar o download da ferramenta, segue o link abaixo:

http://www.lepide.com/file-server-audit/download.html

Com o download efetuado, rode o “Setup” como mostramos na imagem abaixo:

1

Aceite os termos de contrato e clique em “Next”:

2

Aponte o caminho desejado para instalação, você poderá escolher qualquer unidade, pois isso não  altera nada nas futuras configurações:

3

Clique em “Next”:

4

Marque a opção para criar um ícone no desktop e depois clique em “Next”:

5

Confira as configurações e clique em “Install”:

6

Aguarde o processo de instalação:

8 (1)

Recomendamos configuração como serviço. Inclua as credencias com permissões administrativas e clique em “Next”, para que a ferramenta carregue como serviço.

9

Pronto! Seu software está instalado.

10

Veja sua interface muito simples e intuitiva. Nos próximos artigos, vamos configurar o banco de dados SQL Server e criaremos uma regra de auditoria e seus respectivos relatórios.

11

CONFIGURANDO BANCO SQL SERVER PARA LEPIDEAUDITOR FOR FILE SERVER

Nesse artigo vamos continuar com a configuração do “LepideAudior for File Server”.

Importante: Como requisito, você deverá efetuar o download e instalação do SQL Server Express, caso já tenha instalado, continue com o processo. Segue link para download abaixo:

http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=29062

Primeiramente devemos adicionar qual servidor queremos a auditoria. Para isso, clique em “Add File Server” e depois escolha a opção “Windows File Server”, como mostramos na imagem abaixo:

1A ferramenta possui os seguintes tipos de conexões:

  • Active Directory
  • Manually
  • IP Range
  • Scan

Em nosso exemplo e recomendamos a conexão via Active Directory. Clique em “Add” e depois em “From AD”:
2Digite do domínio desejado e clique em “Find”. Selecione o servidor que desejar na lista abaixo e clique em “OK”:
3Clique em “Next”:
4Agora teremos que inserir as informações do SQL Server. A conexão deve ser com autenticação SQL, para que seja efetuada a criação do banco de dados. Veja na imagem abaixo que mesmo com a autenticação do Windows ele nos retorna as bases atuais, mas você poderá ter problema ao se conectar.
5Insira a autenticação SQL, insira um novo nome para sua base e clique em “Yes”:
6Insira as credenciais administrativas do domínio e clique “Next”:
7Pronto! Após essas etapas o agente deverá estar instalado e com auditoria em execução, como mostramos na imagem abaixo:
8No próximo post vamos simular um criação de pastas e arquivos, renomeação de pastas e principalmente a exclusão de arquivos e diretórios.
 

Coletando logs de criação e exclusão no lepideauditor for file server

Nesse artigo vamos mostrar como o software trata uma criação de pasta e exclusão. Creio que essa demonstração vai deixar muitos administradores com vontade de implantar essa ótima ferramenta de auditoria. Com os dois artigos implantados e configurados conforme acompanhamos, iniciaremos o processo de criação de pasta. Geralmente a função mais procurada é de saber quem removeu um arquivo ou pasta, mas também é de extrema importância saber quem criou algum arquivo que pode ser perigoso dentro de uma organização.
Na imagem abaixo, criamos uma “Nova Pasta” em nossa área de trabalho com o usuário “Administrador”:
1O LepdideAuditor for File Server nos proporciona diversos recursos para obtermos os melhores resultados. Com ele podemos:

  • Agendar um horário para auditoria;
  • Escolher separadamente quais servidores queremos monitorar, através de um agente e console única;
  • Efetuar pesquisar por usuários ou grupos;
  • Escolher separadamente qual tipo de evento consultar;
  • Escolher os diretórios que queremos auditar;

Na imagem abaixo, mostramos a opção “File and Folder Created by User”, ou seja, arquivos e pastas criados por usuário. Veja que marcamos a “Nova Pasta” criado na primeira etapa de nosso artigo, com todos os detalhes de caminho, usuário, horário, data…etc.
2Vejamos agora a parte que todos mais esperavam, a exclusão de um arquivo. Excluímos a “Nova Pasta” e o log foi gerado corretamente, com o mesmo detalhe fino mostrado acima. Perceba na barra lateral, todas as opções que essa excelente solução pode lhe trazer dentro de um ambiente corporativo.
3
Lepide trouxe ótimos resultados com uma configuração muito simples e objetiva. Aconselho sua aquisição, pois esse tipo de recurso é de extrema importância para uma organização e a Lepide sempre estará disposta para ajudar.
Esperamos que essa dica ajude a todos que estão a procura de uma boa solução de auditoria de arquivos e quem estiver com idéias de implantação entrar em contato.
 
 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: