Fórum Microsoft e suas oportunidades

Fórum Microsoft e suas oportunidades

Olá,
comunidadeUltimamente tenho frequentado quase que diariamente o fórum Technet Brasil (da Microsoft), que sou cadastrado desde 2006 e já interagia bastante na época, pois era dono de uma empresa de consultoria em T.I., especializada em infraestrutura de redes, e como as vezes pegava uns “pepinos” bem complicados, sempre podia contar com a cordialidade de bons técnicos da comunidade, e claro, sempre que podia eu tentava ajudar.
Na época, lembro que inclusive fui convidado pela Microsoft para uma reunião exclusiva (que aconteceria em vários Estados), com alguns poucos colaboradores na época (acho que eu e mais uns sete), já que havíamos nos destacado na época no fórum, pela participação. Também tive a oportunidade de conhecer melhor diversos outros membros da comunidade, inclusive para troca de ideias de projetos de rede mais complexos, foi muito boa a experiência.
Passou mais um ano e pouco e fui chamado em um concurso, daí fui aos poucos deixando as atividades na empresa para me dedicar ao novo desafio, e terminei ficando um bom tempo afastado do fórum, retornando em pleno vapor no final do ano passado (por volta de outubro/2013).
Bom, primeiro tive que me readaptar ao novo modelo, que estava bem diferente do anterior, sistema de pontuação, moderadores, etc…mas está sendo uma boa oportunidade para me atualizar e trocar experiências.

Oportunidades

Sempre vi o fórum como uma excelente oportunidade para os profissionais de TI, tanto para quem está começando como para quem está na área faz algum tempo.
oportunidade
Para quem ainda está concluindo alguma graduação ou quer se inserir no mercado, vejo o fórum como ferramenta para:
– Dar experiência prática, visto que serão propostas soluções para problemas “reais”, que nem sempre se aprende na teoria;
Como alguns problemas são mais complexos, terminam “forçando” o profissional que quer colaborar no fórum a buscar a resposta, o que termina sendo uma forma de aprendizagem quase que igual ao dia a dia de um profissional em uma empresa, o que para alguém que quer conquistar o primeiro emprego ou adquirir mais experiência, será um grande aprendizado.
– Excelente oportunidade de criar uma rede de profissionais;
Como falei no meu exemplo: no fórum você encontrará muita “gente boa”, que pode trocar experiência fora do fórum, aproveite a chance, façam novas amizades e compartilhem experiências.
– Diria até chances de ingresso no mercado (lembre que diversos profissionais de TI de várias empresas estão ali diariamente, buscando ajuda, o que pode ser uma oportunidade de mostrar seu trabalho.
Já vi relatos de colaboradores que receberam propostas de empresas, e até certo ponto isto é compreensível: se um profissional de T.I., as vezes com cargo de chefia, busca uma informação fora do circulo de profissionais da sua empresa, e alguém de fora dá a solução, pode despertar interesse por parte do gestor em conhecer melhor aquele colaborador que solucionou seu problema (que pode ter sido simples ou catastrófico), então surge a oportunidade de uma colocação no mercado.
Sempre que posso divulgo a comunidade, vale a pena! Apesar de todos os problemas que aparecem, sei que os membros responsáveis pela comunidade trabalham constantemente na melhoria da mesma, e espero que cresça cada vez mais o número de colaboradores, visto que ainda estamos aquém do volume de troca de informações, quando comparamos com comunidades Technet fora do Brasil, mas vamos chegar lá!!
Deixarei aqui as páginas do Technet (Infraestrutura) e do MSDN (desenvolvimento), lá você encontrará o link para o fórum:

Technet Brasil: http://technet.microsoft.com/pt-br
MSDN Brasil: http://msdn.microsoft.com/pt-br/

 
Grande abraço,
Edinaldo Oliveira

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: