Como descobrir um servidor DHCP misterioso em sua rede?

Neste artigo vou falar sobre outro problema bastante recorrente no fórum Technet Brasil: problemas de conectividade em rede por conta de conflitos de ip’s (redes geralmente gerenciadas por DHCP), onde algumas estações, e até servidores, “misteriosamente” capturam um ip totalmente diferente do escopo registrado no servidor DHCP “oficial” da rede.
Vale lembrar que muitos outros dispositivos podem fornecer ip em uma rede, como MODEM ou Roteador, por exemplo, ou ainda, algum antigo servidor ou estação com o serviço de distribuição de ip ativado.
Neste tipo de situação, dependendo do tamanho da rede, pode ser complicado encontrar rapidamente o responsável pela distribuição dos ip’s, assim, geralmente sugiro a utilização de um aplicativo chamado “DHCP Explorer”, o qual se propõe a verificar em sua rede possíveis ip’s de estações/dispositivos que estão com o serviço de DHCP ativado.
O DhcpExplorer é ferramenta que permite descobrir os servidores DHCP na sua sub-rede local ou LAN. Isso é útil para servidores que supostamente não deveriam estar em sua rede (servidores DHCP), bem como verificar a saída esperada de servidores conhecidos. A ferramenta é projetada com uma interface amigável e fácil de usar.
dhcpexplorer

Segundo o fornecedor, a ferramenta é compatível com o Windows 8, 7, Vista e XP, e pode ser baixada neste site:
http://www.networksecurityhome.com/network_tools/dhcp_discovery/dhcp_discovery.html

Assim, sempre que uma estação obter um ip totalmente diferente do planejado em sua rede (e não estiver inserido manualmente), atente para o fato de ter algum outro dispositivo que possa estar gerando este ip, principalmente se o problema aparece de forma aleatória (tanto na mesma estação, como em outras)…isso é mais comum do que parece.
Até a próxima,
Edinaldo Oliveira

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: