Redefinir a relação de confiança entre o computador e o Domínio

Este artigo demonstra a melhor prática para suportar contas de computador da mesma forma que lidamos com contas de usuários quando o mesmo esquecem suas senhas e não conseguem fazer logon no domínio.
“Computadores também são gente”, ou pelo menos no Active Directory eles são. De fato computadores têm o atributo objectClass user (usuário), assim, como os usuários podem esquecer as senhas os computadores também esquecem suas senhas. Tenho certeza de que você já se deparou com uma situação em que teve que remover um computador de um domínio para então adicioná-lo novamente, pelo fato do computador ter perdido a “Relação de Confiança com o Domínio”. Essa é uma prática ruim, é equivalente a excluir uma conta de um usuário e recriá-la, porque o usuário esqueceu a senha.

Logon e canal seguro do computador

Cada computador em um domínio Active Directory mantém uma conta com seu nome de usuário (SAMAaccountName) e senha. O computador armazena a senha na forma de um segredo de autoridade de segurança local (LSA, local security authority) e altera a senha no domínio mais ou menos a cada 30 dias. O serviço NetLogon utiliza as credenciais para efetuar logon no domínio, o que estabelece o canal seguro com um controlador de domínio.
Contudo, poderia haver situações em que um computador não fosse mais capaz de se autenticar no domínio. Algumas situações seria:

Contudo o principal sintoma apresentado no computador seria o da imagem abaixo:
clip_image001_thumb
Muitos administradores resolvem este problema reingressando o computador no domínio, como dito isso é uma pratica ruim, pois é o mesmo que deletar o computador e criá-lo novamente podendo perder suas associações de grupo e ACLs existente no objeto. Para redefinir o canal seguro entre um computador do domínio utilize o snap-in Active Directory User And Computer, Dsmod.exe, Netdom.exe ou Nlteste.exe.
Active Directory User and Computer:

  • Clique com botão direito do mouse em um computador e então clique em Reset Account:

 Rese Account

  • Clique em Yes para confirma sua escolha
  • Faça logon com sua conta administrativa local e adicione o computador ao domínio novamente 

Dsmod.exe 

  • Digite o seguinte comando abaixo:

dsmod computer “Computer DN” -reset
dsmodFaça logon com sua conta administrativa local e adicione o computador ao domínio novamente.
Netdom.exe

  • Digite o seguinte comando:

netdom reset “Nome do Computador” /domain:”nome do domínio” /UserO:”Administrador Local” /PasswordO: * /SecurePasswordPrompt
netdomA conta com as credenciais fornecidas com UserNameO e PasswordO é um membro do grupo Administradores locais do computador. Esse comando tenta redefinir a senha tanto no computador quando no domínio, assim, não precisa ser reiniciado ou adicionado novamente ao domínio.
Nltest.exe

  • Digite o seguinte comando:

nltest /Server:”Computador” /SC_Reset:Domain\DomainController
nltestEsse comando tem o mesmo efeito do Netdom.exe, assim, não precisa reiniciar ou adicionar o computador ao domínio novamente.
Como o NLTest e o NetDom, redefinem o canal seguro sem exigir uma reinicialização. Tente esses comandos primeiro. Somente se não for bem-sucedido é que o comando Reset Account e DSMod devem ser usados, para redefinir a conta do computador.
Espero que tenha gostado. Até a próxima.
 
 

Share

    Comments

    1. Seria legal não excluir as imagens.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: