ChunkVNC – A ferramenta de acesso remoto open-source

Olá pessoal.
Sabia que existe uma ferramenta para acesso remoto independente da quantidade de dias usada ou propagandas pop-up pulando na sua frente pedindo para comprar a versão PRO!
Detalhe nessa ferramenta é estar sobre a licença GNU que pode ser usada em casa ou empresas e atende todas as funções básicas que se espera de um programa pago.

Então vamos conhecer o projeto ChunkVnc
InstantSupport

InstantSupport


 
ChunkVnc é um projeto open-source que empacota o UltraVnc e permite ter uma ferramenta para acesso remoto, com todas funções básicas e com os molde das ferramentas pagas como o TeamViewerAmmyy Free e CrossLoop

Formado por 3 partes, InstantSupport, Repeater e o Chunkviewer

  • O InstantSupport (lado cliente) é baseado no Autoit, um gerador de scripts executável. Ao executar este programa ele vai descompactar os arquivos do Ultravnc server e gerar um código de acesso, como nas ferramenta pagas.
  • O Repeater é responsável por criar o link de comunicação entre o InstantSupport e o Chunkviewer. É compativel com Windows 2003/2008/2012 XP/7 no Linux ele precisa do modulo Perl e sua execução é baseado em linha de comando.
  • O Chunkviewer (lado operador) é a parte que faz a conexão, de posse do código gerado pelo InstantSupport, faz-se a conexão e garantindo o acesso remoto.
Para compilar a nossa ferramenta de acesso remoto, precisamos fazer o download do ChunkVnc e fazer a instalação. Apos a instalação vamos as configurações:

Repeater

  • Apos a instalação padrão em C:\arquivos de programas\ChunkVNC_3_3_1\repeater\windows.
  • Execute o repeater e sera enviado para systemtray (ao lado do relegoio do windows) com o botão direito do mouse é possível abrir a tela de log e acessar as configurações.


Vale lembrar que para os “clientes” conseguirem conexão, precisar fazer o redirecionamento das portas 5900 e 5500 apontando para o computador que esta executando o repeater.
Para testar as portas do roteador veja este post “Site e métodos para testar portas”

Compilar

Ao executar o compiler temos que ficar atento as configurações:
 

WAN: Endereço da internet. Pode ser o ip fixo ou um endereço ddns previamente programado
LAN: Endereço da rede interna onde o servidor esta executando o repeater
 
VIEWER: a porta de conexão do viewer, no exemplo 5900
SERVER: a porta de conexão ao servidor repeater, neste exemplo 5500
 
PASSWORD: definir a senha de conexão, pois os executáveis do Ultravnc precisam de uma senha para se conectar.
 
Apos clicar no botão “compile!” ele vai gerar uma pasta contendo o “instantsupport.exe” e uma segunda pasta “viewer” observando o detalhe desta pasta, ela contem o “chunkviewer.exe” e uma subpasta onde tem ultravnc viewer com os arquivos de configuração.
 

Acesso

Agora distribua o arquivo “instantsupporte.exe” para as computadores que você precisa ter acesso. Enquanto isso no computador do operador, execute o “chunkviewer”, digite o código fornecido pelo cliente.
 
InstantSupport

InstantSupport

 
ChunkViewer
ChunkViewer

 
Detalhe importantissimo é no fórum do Ultravnc a parte exclusiva para o ChunkVnc, onde o pessoal discute soluções e duvidas sobre a ferramenta.

 
Segue a lista das referencias que usei para este post:
Share

    Comments

    1. Excelente meu amigo, funcionando perfeitamente!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: