ChunkVNC – A ferramenta de acesso remoto open-source

Olá pessoal.

Sabia que existe uma ferramenta para acesso remoto independente da quantidade de dias usada ou propagandas pop-up pulando na sua frente pedindo para comprar a versão PRO!

Detalhe nessa ferramenta é estar sobre a licença GNU que pode ser usada em casa ou empresas e atende todas as funções básicas que se espera de um programa pago.

 

Então vamos conhecer o projeto ChunkVnc

InstantSupport

InstantSupport

 

ChunkVnc é um projeto open-source que empacota o UltraVnc e permite ter uma ferramenta para acesso remoto, com todas funções básicas e com os molde das ferramentas pagas como o TeamViewerAmmyy Free e CrossLoop

Formado por 3 partes, InstantSupport, Repeater e o Chunkviewer

  • O InstantSupport (lado cliente) é baseado no Autoit, um gerador de scripts executável. Ao executar este programa ele vai descompactar os arquivos do Ultravnc server e gerar um código de acesso, como nas ferramenta pagas.
  • O Repeater é responsável por criar o link de comunicação entre o InstantSupport e o Chunkviewer. É compativel com Windows 2003/2008/2012 XP/7 no Linux ele precisa do modulo Perl e sua execução é baseado em linha de comando.
  • O Chunkviewer (lado operador) é a parte que faz a conexão, de posse do código gerado pelo InstantSupport, faz-se a conexão e garantindo o acesso remoto.

Para compilar a nossa ferramenta de acesso remoto, precisamos fazer o download do ChunkVnc e fazer a instalação. Apos a instalação vamos as configurações:

Repeater

  • Apos a instalação padrão em C:\arquivos de programas\ChunkVNC_3_3_1\repeater\windows.
  • Execute o repeater e sera enviado para systemtray (ao lado do relegoio do windows) com o botão direito do mouse é possível abrir a tela de log e acessar as configurações.

Vale lembrar que para os “clientes” conseguirem conexão, precisar fazer o redirecionamento das portas 5900 e 5500 apontando para o computador que esta executando o repeater.

Para testar as portas do roteador veja este post “Site e métodos para testar portas”

Compilar

Ao executar o compiler temos que ficar atento as configurações:

 

WAN: Endereço da internet. Pode ser o ip fixo ou um endereço ddns previamente programado

LAN: Endereço da rede interna onde o servidor esta executando o repeater

 

VIEWER: a porta de conexão do viewer, no exemplo 5900

SERVER: a porta de conexão ao servidor repeater, neste exemplo 5500

 

PASSWORD: definir a senha de conexão, pois os executáveis do Ultravnc precisam de uma senha para se conectar.

 

Apos clicar no botão “compile!” ele vai gerar uma pasta contendo o “instantsupport.exe” e uma segunda pasta “viewer” observando o detalhe desta pasta, ela contem o “chunkviewer.exe” e uma subpasta onde tem ultravnc viewer com os arquivos de configuração.

 

Acesso

Agora distribua o arquivo “instantsupporte.exe” para as computadores que você precisa ter acesso. Enquanto isso no computador do operador, execute o “chunkviewer”, digite o código fornecido pelo cliente.

 

InstantSupport

InstantSupport

 

ChunkViewer

ChunkViewer

 

Detalhe importantissimo é no fórum do Ultravnc a parte exclusiva para o ChunkVnc, onde o pessoal discute soluções e duvidas sobre a ferramenta.

 

Segue a lista das referencias que usei para este post:

6 Comments

on “ChunkVNC – A ferramenta de acesso remoto open-source
6 Comments on “ChunkVNC – A ferramenta de acesso remoto open-source

  1. esses programas de acesso remoto que não pedem a versão pro tem o diferencial que nenhum outro totalmente “di grátis” possui:
    Eles possuem um servidor que fica no meio do caminho para que os nós possam encontrar uns aos outros sem ter de reconfigurar roteador/firewall, ter ip/dns público, etc


    • Fala Rogério,
      Empresas como: teamviewer, Ammyy e Crossloop tem a base de seu negocio em “vender” o acesso ao servidor (repeater). A versão gratuita é um prova da qualidade dos serviço.

      No forum do ChunkVNC tem uma discuçao sobre a implementação do “ultravnc_repeater.pl” em uma hospedagem linux, aqui esta o link: http://tinyurl.com/km27gt8 com isso o ChunkVNC tem o mesmo comportamento dos programas pagos.

      No post esta exemplificando que o “repeater” esta dentro da rede interna. Dependendo da sua necessidade você pode abrir portas somente em seu roteador e utilizar DDNS para ip dinamicos, velox, net, gvt. Fazendo isso você também consegue o mesmo comportamento dos programas pagos. Vale lembrar que o servidor esta do seu “lado”.

      Abraço.


  2. Um ponto fraco do VNC é o seu protocolo de comunicação. Quando se trabalha com uma conexão lenta 1 mbps ou menos começa os problemas: lag, travamentos, reconexão, etc. o protocolo RDP é bem superior. Mais ainda eu uso o VNC de um modo geral ainda me parece a melhor opção.


  3. E ai Aroldo,
    Tubo bem?
    Realmente o RDP tem desempenho melhor. Ele trabalha com protocolo T-120 que por sua vez é um protocolo multiponto que tem enorme vantagem em conexões lentas. Sugiro ver este link:http://tinyurl.com/kwchx5z.

    No caso do nosso Herói, ele trabalha com protocolo RFB, em resumo ele tira um printscreen, compacta e envia os dados. Então ele sera mais lento, ainda mais se a conexão for lenta. Sugiro esse link: http://tinyurl.com/r82zn.

    Uma observação é a necessidade do “cliente” ver o que esta acontecendo durante um acesso remoto. O Rdp inicia uma nova sessão, sendo que o cliente esta numa sessão diferente. O VNC é executado na mesma sessão que o cliente esta conectado.

    Eu resumo da seguinte forma:
    Suporte onde o “cliente” precisa acompanhar o acesso, uso o ChunkVNC e utravnc.
    Suporte para servidores, dependendo do sistema, temos: rdp, ssh e powershell.

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>