Redundância de servidores de arquivos com o DFS



Direcionamento de carreira!


Está no ar mais um artigo para a Windows Server League! Continuando o assunto “Servidores de Arquivos”, vamos falar sobre o DFS e mostrar na prática uma pasta sendo replicada entre dois servidores!

 

  • Galileu

    “Ótimo Recurso mesmo, implementei na empresa para centralizar todos os executaveis de programas do Desenvolvimento em unico NameSpace, antes o pessoal utiliza em diversos servidores diferente: Ex: SISTEMA01, SISTEMA02 e quando caia um dos servidores o suporte mapeava novamente apontando para o outro servidor.

    • Show!
      E se tiver vários locais diferentes (Estados, por exemplo) pode controlar a replicação e o acesso diretamente pelo Active Directory – Sites ans Services

      • Caro colega:

        Estou com problema no DFS, executo um dfs de um Servidor1 para o Servidor2, porem na replicação, ele inverte de servidores.
        Sistema Windows Server 2008
        Aguardo resposta caro colega.

        • Como assim? Tem certeza que configurou a ordem correta?

          Explica melhor o seu cenário.

  • Felipe Fidelis

    Olá Rafael.

    Eu tenho um cenário de várias filiais cada uma com um servidor de arquivos. Tenho uma pasta na sede com 17Gb. Essa mesma pasta temos no nas sede mas está desatualizada. Queria fazer um replicação pelo DFS onde a replicação só seja feita a partir da sede aproveitando os arquivos que já tem na filial, replicando para a filial só que falta na sede. Tem como fazer isso?

    Eu só me preocupado com essa atualização, a primeira replicação.

    abs,
    Felipe

    • Felipe Fidelis

      Corrigindo uma frase: “Essa mesma pasta temos nas filiais sendo que está desatualizada.”

  • Tenho windows server 2003 como file service, posso o DFS um como windows server 2003 e outro com 2012 ?

  • Ola Rafael , show de bola !!

    tive um problema com DFS no Windows Server 2008 r2 em se tratando de backup com copias vss, ao realizar este tipo de backup , o DFS parava de funcionar alertando que o banco de dados DFS não era compatível com este tipo de backup.

    Você saberia me informar se este impecilho no Windows server 2012 foi superado.

    Um Abraço !!

  • Surgiu esse demanda em um cliente, mas a minha surpresa foi descobrir que o SRV de arquivos era Win2003, mas conseguimos implantar. Agora irei me atualizar, ótimo post !!!

  • Lohan

    Olá! tenho duas duvida quanto ao DFS, primeira, se um servidor cair e outro entrar em operação o dados serão salvos no atual, mas quando o outo servidor retornar a sincronização e feita automaticamente?

    segunda: eu tenho um arquivo replicado em dois computadores, esse arquivo e editado de formas diferentes pelos usuarios de cada computador. Ele salva duas versões desse arquivo?

    Obrigado !!

    • Excelentes perguntas Lohan!

      1 – Se fizer a estrutura de replicação múltipla (ida e volta), vai funcionar normalmente. Os servidores são sincronizados automaticamente.
      2 – O DFS só replica arquivos fechados! Essa informação é muito importante. Isso impede, por exemplo, de utilizarmos o DFS para SQL ou Hyper-V

  • Eduardo Donizetti

    Bom dia Rafael Bernardes…

    Eu apliquei o serviço DFS aqui na empresa, configurei nos 2 servidores e esta funcionando perfeito, replicando rapido….

    Mas estou tendo um problema, quando 2 pessoas abrem o mesmo arquivo, as vezes ele aparece a mensagem avisando que ele ja esta aberto por outra pessoa, e as vezes não aparece. Com isso varias pessoas editam um arquivo e depois salvam, e quando abrem novamente o que foi editado ja não esta mais la…
    O que pode ser, agradeço a sua ajuda.

    Obrigado
    Eduardo Donizetti

    • Bom, as pessoas utilizam os dois servidores ao mesmo tempo?
      O DFS só replica arquivo fechado. E o Office sempre gera um arquivo extra de proteção para o arquivo que ainda está aberto.

      Com os dois servidores “em linha” pode ser que (mesmo com a replicação constante) não dê tempo de replicar o arquivo de proteção e logo terão dois arquivos abertos.

      • Eduardo Donizetti

        Não, elas utilizam apenas a do 1º Servidor, mas eu configurei o 2º para replicar, e em caso de alguma falha no 1º servidor, o 2º esteja disponível.

        Estou achando que as vezes alguém deve estar acessando os arquivos do 1º Servidor, e quando outra pessoa tenta abrir o mesmo arquivo, o do 2º Servidor também esta sendo aberto… Porque algumas vezes avisa que o arquivo ja esta sendo alterado por alguém, e outras não avisam…

        Existem alguma forma de configurar as pastas para serem acessadas apenas do 1º Servidor, e só em caso de indisponibilidade ou demora, acessar a pasta do 2º Servidor?

        Obrigado
        Eduardo Donizetti

        • Então deve ser o caso de acesso ao segundo servidor mesmo!

          Para definir o servidor prioritário, você deve utilizar o Active Directory Sites and Services. O DFS utiliza a divisão de sites (locais físicos) para definir qual servidor é o mais fácil de ser acessado pelos clientes. Pode criar um site falso, com um custo de acesso um pouco mais alto, isso vai evitar que as pessoas acessem o segundo servidor antes que o primeiro caia de vez.

          • Eduardo Donizetti

            Rafael, eu fiz o teste desligando o Servidor 2 e deixamos apenas o Servidor 1 funcionando.
            Quando vamos acessar um arquivo, as vezes ele avisa que o arquivo já esta aberto e sendo alterado por tal pessoa e as vezes ele não avisa. Porque isso acontece, existe alguma forma de sempre aparecer essa mensagem de que o arquivo já esta sendo utilizado quando a 2º pessoa abrir, ou apenas uma pessoa de cada vez usar o arquivo?

            Obrigado
            Eduardo Donizetti

          • Eduardo,

            Quem avisa que já está aberto é o próprio arquivo. Por exemplo no Office ele gera um outro arquivo temporário para “trancar” o arquivo que já está aberto.
            Se tiver dois servidores DFS no mesmo site, sem diferença de peso nos acessos e os clientes se conectam aleatoriamente a eles, não funciona mesmo. Precisa montar um cluster e não DFS.

            Não sei se consegui ser claro.

          • Eduardo Donizetti

            Eu entendi, mas porque sera que as vezes o arquivo que esta aberto avisa e as vezes não avisa?

            Muito obrigado pelas dicas.
            Eduardo Donizetti

  • Marcos

    Ola Rafael, Ótima sua vídeo Aula.
    Mas tentei fazer o seguinte, depois de replicar os dados, desliguei um dos servidores e o acesso aos dados ficaram inacessíveis. Sabe o que pode causar isso?

    Marcos

    • Tem que ver como está o seu ambiente. A replicação só replica os dados, só isso.
      Precisa das pastas compartilhadas nos dois servidores ou o namespace de forma correta para o acesso não cair.

  • Olá, repliquei um pasta do Servidor01 no Servidor02 (rede diferente), porém quando vou acessar algum arquivo do Servidor02 esta muito lento. Verifiquei que em vez de pegar no Servidor02 ele abre o Servidor01. Como posso resolver o problema?

  • Alex Coelho

    Tenho na empresa 2 servidores server 2012, e instalei o serviço em ambos, no começo funcionou perfeitamente, utilizando a namespace, mas, depois que desliguei o server1 a replicação parou de funcionar, desfiz o processo e fiz novamente e mesmo assim não faz a replicação. Outra duvida, consigo instalar o failover nos servidores, para o namespace nunca ficar off line, ou o DFS já consegue fazer isso automático ?

  • Fagner Batista

    Bom dia Rafael,

    Tenho um servidor Windows 2008 com File_server e um server 2012 com replicação DFS.

    Eu gostaria de saber se existe incompatibilidade entre os dois.

    Algumas estações tem perdido os compartilhamentos quando logan.

  • Odenir Nascimento

    Olá Rafael! Segui o seu tutorial e criei meu ambiente de laboratório virtual com o Virtualbox, onde tenho dois servidores server 2008, sendo Server e Server5 e dois clientes um WIN7 e outro XP, instalei o DFS e tal… tá replicando direitinho, instalei também o namespace, mas, na hora de fazer o teste igual você fez no vídeo… na máquina cliente surge essa mensagem: “erro de rede o Windows não pode acessar \\oficina.com\dfs … verifique a ortografia do nome. Caso contrário pode ocorrer um problema na rede. Para tentar identificar e resolver problemas de rede, clique em diagnosticar”.
    Poderia me dar um help?
    Parabéns pelas vídeo aulas, são ótimas!
    Desde já, muito obrigado!

  • Jairo Martins

    Boa tarde Rafael.
    Posso utilizar DFS para SQL Server 2014 clustered instance?
    Grato.