Gerenciando VMs no Hyper-V Server 2012 com Windows 7



O Profissional Em TI Excepcional


Pessoal, segue o vídeo como gerenciar seu Hyper-V Server 2012 com Windows 7 em apenas 03 passos.

Hyper-V Server 2012: http://www.microsoft.com/en-us/server-cloud/hyper-v-server/default.aspx
RSAT para Windows 7: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=7887

Sucessos!

  • Sérgio Gomes

    Rafael,
    Muito bom!
    Agora um desafio: Gerenciar Hyper-V Server 2012 FORA DO DOMINIO. O Servidor em outra localização com firewalls como barreiras e etc…
    Eis aí uma Grande Jornada!
    Usei o Nine5 Manager for Hyper-V.
    Abraco!

    • Sérgio, estou estudando este cenário! rs…rs… Qualquer novidade, eu posto aqui!

      • Sergio Gomes

        OK Edson!

  • Valeu Edson Reis, a dica do DCOMCNFG, essa foi show.

  • Edson, no dia do webcast deu tudo certo o teste que fiz em casa. Mas no escritório aqui como é Hyper-V de Windows Server mesmo, falta adicionar essa conta de usuário no hyper-v, ali no Sconfig é fácil, só adicionar e senha, mas meu computador é fora do domínio e falta esse direito administrativo, até tinha ido atrás de uma solução, mas não fui até o fim. Caso souber é o que me falta. Obs: Eu consegui via VPN de casa fora do domínio claro (usando a conta administrador) fazer funcionar, mas internamente com meu PC com nome de usuário ANDRÉ não foi.

    • André, não entendi “falta esse direito administrativo”, o Webcast e este post do Windows 7 é em grupo de trabalho.

      Você pode adicionar uma credencial e tentar acessar com o seguinte comando:
      cmdkey /add:hyper-v_server /user:usuario /pass:senha

      Testa e me fala.

      Abraços!

  • Só consegui adicionar um administrador local pelo comando: cmdkey /add:hyper-v_server /user:usuario /pass:senha . Na opção 3 do Hyper-V da erro. Valeu Edson!

  • Guilherme

    Opa! em um dos servidores da minha empresa o Hyper-V esta instalado no windows server 2012 full, e até me conecto, mas da o erro: “você não tem permissão necessária para concluir esta tarefa”. apesar de já ter criado um usuário igual ao que esta no windows 7. Alguma sugestão para resolver? a rede roda em workgroup. Valeu!

    • É Edson, quase mesmo cenário também não consegui. Tenho Server 2008 R2 com AD e o meu pc é workgroup e pelo cmdkey não foi.

  • Robson

    gerenciar seu Hyper-V Server 2012 com LINUX

  • Thiago

    Olá, estou tentando gerenciar um Hyper-v Server 2012 R2 através de uma maquina com Windows 7 com o gerenciador do Hyper-v.

    Já gerencio outras consoles de hyper-v server 2012, porem esta sendo a primeira R2 que estou tentando gerenciar.

    Quanto tento conectar no novo servidor aparece a seguinte mensagem “O Microsoft Hyper-v não foi instalado no computador”. O servidor já esta com a Remote desktop habilitado e inclusive já até baixei novas atualizações do Hyper-v 2012 R2 nele.

    Informação: Ja cheguei a desabilitar o firewall deste novo servidor Hyper-v

    pode me ajudar a resolver isso?

    • Thiago, eu ainda não testei o Hyper-v Server 2012 R2 com Windows 7 + RSAT, vou verificar e posto qualquer novidade.

      Valeu!

    • Marcelo Machado

      Estou com problemas também como Hyper-v 2012 r2, no meu caso a mensagem é “você não tem permissão necessário para concluir essa tarefa”
      Com o 2012 esta funcionando normal, agora com esse r2… ta dificil.

  • Adriano

    Olá. Possuo uma licença do Windows Server 2008 R2 e recentemente comprei um servidor novo (HP Xeon quad-core/12GB RAM/120GB SSD + HD 500GB/Placa de rede dual port). Será que é viável eu instalar o Hyper-v Server 2012 R2, já que ele é gratuito, e colocar uma VM com Win Server 2008 R2 e mais duas VMs com Windows 7 (ou XP)? O acesso ao Windows server 2008 é via TS (Terminal Services) para um software em microsoft access (12 conexões RDP). As outras duas VMs seriam para acessar Sites na Web específicos. É viável, Edson? Ou será que preciso colocar outra placa de rede ou aumentar a memória? A propósito, muito bom o vídeo!

    • Adriano, o Hyper-v Server 2012 R2 é um PREVIEW logo não deve ser utilizado em ambiente de produção, recomendo o Hyper-V Server 2012, tenho ele em alguns clientes e posso dizer que a performance é excelente e te digo mais estou utilizando o recurso de réplica com ele, muito bom.
      Quanto ao seu cenário, você disse que comprou um servidor NOVO logo as 12 conexões RDP estavam rodando em que servidor(configuração)?
      As 02 placas de rede atende a demanda caso você tenha um gargalho acrescente mais uma dual port.
      Espero ter ajudado!

      Sucessos,

      Edson Reis

      • Adriano

        Olá Edson. Muito obrigado por responder.
        As 12 conexões RDP estavam rodando em um “servidor” (Intel Core 2 Duo E4600 @2.40GHz 2MB Cache/4GB RAM/HD 250GB + HD 500GB Sata2 7200RPM) e frequentemente há lentidões e travamentos momentâneos no software em microsoft access. Convenci o dono da empresa (a empresa não é do ramo de TI, obviamente) a adquirir um servidor novo pois seria a melhor solução.
        O NOVO servidor possui um Intel Xeon 3.3GHz/4-core/8MB/HT com as demais configurações informadas no meu post anterior (podendo futuramente adicionar mais outro processador à placa-mãe, mais memória – 32GB máx, mais placas de rede e HDs).
        A minha dúvida era se seria viável virtualizar e adicionar mais 2 ou 3 VMs além da VM com WinServer2008R2 como informei anteriormente também, pois eu aproveitaria melhor todos os recursos que essa nova máquina irá fornecer. Quanto ao cenário, acredita que é viável? Também, acredita que mensurei a nova infraestrutura de forma correta? Obrigado mais uma vez!

        • Adriano, veja só é perfeitamente viável você montar tal infraestrutura, quanto ao dimensionamento é válido salientar que memória nunca é demais…rs..rs..
          Contudo basta instalar o Hyper-V Server 2012 e estabelecer suas VMs.
          Lembrando que você pode ainda aproveitar o antigo servidor e instalar Hyper-V Server 2012 e montar uma estrutura de réplica como forma de backup das suas VMs.

          Sucessos!

          • Adriano

            Acredito que no antigo servidor, o processador não dá suporte para hypervisor, não sendo possível montar uma estrutura de réplica como você sugeriu.
            De qualquer forma, muito obrigado pela informações.

  • Tiago Oliveira

    Edson, boa tarde.

    Gostaria de saber de posso utilizar o System Center Virtual Machine no Hyper-v Server 2012. Pergunto isso por que estava lendo um artigo onde vi que existem algumas limitações dessa versão. É verdade isso? Tenho um parque com mais de 50 Vms e estavamos pensando em migrar para Hyper-v. Você indicaria utilizar esse hyper-v Server 2012? Achei legal pois o mesmo não é atrelado ao sistema operacional e com isso os recursos aumentariam. Atenciosamente,

  • Bruno

    Edson,

    Procurei mas não achei nada, tem como acessar a unidade de disco via rede, no caso tenho algumas *.vhd para fazer vm´s de diferenciação, porém ainda não achei como acessar via pasta administrativa por exemplo ou gerenciar remotamente para editar o disco somente pelo diskpart, tem como acessar a unidade de disco local via rede ?

    Grato

    Bruno

    • Tem sim, mas é complicado porque envolve liberação de acesso administrativo remoto. Não cabe a resposta nesse post!

  • Galera estou com o seguinte problema.
    Esta aparecendo essa mensagem no meu gerenciador Hyper-V

    “Talvez você não tenha permissão para realizar essa tarefa.”

    o que fazer agora, deem uma ajuda

  • daniel

    Boa noite Edson. Primeiro queria dizer que seu vídeo está muito bom.
    Comecei a mexer com Hyper-v essa semana e estou um pouco perdido. Estou relutante em trabalhar com qualquer um outro no momento. Estou com dúvida em como abrir a tela azul do gerenciado para colocar o usuário e senha da máquina. No arquivo host, coloquei meu ip e para finalizar, está vindo a seguinte mensagem:você não tem permissão necessária para concluir essa tarefa. Contate o administrador da diretiva de autorização do computador “hv-01”
    Só que eu já estou como admin.
    Obrigado pela ajuda

  • Itamar Bermond

    Edson,

    Interessante o seu video. Segui os passos na tentativa de gerenciar remotamente o Hyper-V instalado sob o Windows 8.1. Não obtive sucesso, por problemas com permissão. O passo de inclusão do usuário no server não pode ser feito da forma como você mostra, porque não estou usando o Hyper-V Server. Ao invés disso adicionei um usuário no Windows 8.1 com o mesmo nome e senha do Windows 7. Mas recebo a mensagem de erro “Você não tem a permissão necessária para concluir essa tarefa. Contate o administrador da diretiva de autorização do computador ‘NOME_DO_SERVER'”.

    Você tem uma dica pra mim? Ou não é possível gerenciar remotamente o Hyper-V instalado embaixo do Windows 8?

    Obrigado.
    Você

  • Thiago

    Boa Noite não estou conseguindo conecta ao servidor do Hyper-v no cliente do Windows 7 aparece ” The operation on computer “nomedoserver” failed”

  • Para você gerenciar você precisa ser adm do seu virtualizador.
    computer managemant se torne parte do grupo de administradores de onde esta a VM e pronto =) acaba o problema de permissão