[Oracle] – Scripts de Pré-configuração do Oracle 10G/11G


Bom pessoal, neste post vou demonstrar a utilização de scripts que configuram um ambiente Linux para receber a instalação padrão do Oracle Database 10G/11G. Estes scripts foram criados com base na documentação oficial da Oracle. Abaixo, vou demonstrar sua utilização no RHEL 5, sendo também testado na versão RHEL 6. Lembrando que os S.Os baseados em Red Hat como CentOS nas versões 5.x e 6.x também são compatíveis para execução dos scripts.

O Primeiro script chamado de “1-pre-req-ora11g.sh” faz a verificação dos pacotes necessários para instalação do oracle:

Como podem ver após executar o script a saída gerada pelo mesmo, está informando os programas que está instalados e os que ainda não estão instalados. Lembrando que está lista de pacotes é estritamente necessária para instalação do Oracle Database 10g e 11g. Quanto aos métodos de instalação destes pacotes você terá que utilizar ou o YUM ou RPM.

O Segundo script chamado “2-pre-sysctl.sh” insere os parâmetros necessários requisitados para instalação do Oracle Database no arquivo  sysctl.conf conforme indicado na documentação oficial.

Já a saída gerada pela execução do script irá informar que os parâmetros foram carregados conforme configurado.

O Terceiro script chamado de “3-pre-pam-limits.sh” insere os parâmetros no arquivo “/etc/pam.d/login” para o Oracle suportar a utilização da biblioteca pam.

A execução deste script não gera nenhuma saída.

O Quarto script chamado de “4-pre-limits.sh” insere os parâmetros no arquivo “/etc/security/limits.conf” para  que o oracle utilize as limitações minimas para seu normal funcionamento no sistema operacional.

A execução deste script não gera nenhuma saída.

O Quinto script chamado de “5-pre-usuario-e-grupo.sh” cria os grupos e o usuário oracle para instalação do Oracle Database:

Ao executar o script ele irá solicitar informe uma senha e depois confirme a mesmo senha.

O Sexto script chamado de “6-pre-oracle-bash-profile.sh” insere no .bash_profile do usuário oracle os parâmetros necessários para criar uma instancia de banco de dados no Oracle Database. Na imagem abaixo , a parte grifada de vermelho varia conforme seu ambiente. Nisso aonde as variáveis informadas abaixo, como ORACLE_BASE (diretório base de instalação do Oracle), ORACLE_HOME(diretório aonde o Database será instalado), ORACLE_SID(nome da instancia do Oracle) , ORACLE_UNQNAME (nome da instancia do Oracle) e  ORACLE_HOSTNAME(nome do servidor aonde o Oracle está sendo instalado).

A Execução deste script não gera nenhuma saída.

O Sétimo script chamado de “7-pre-profile.sh” insere no arquivo “/etc/profile” configurações de limites do Sistema Operacional para o usuário oracle.

A Execução deste script não gera nenhuma saída.

O Oitavo script chamado de “8-pre-diretorio.sh” cria a estrutura de diretórios para instalação do Oracle Database , assim também atribuindo permissões para os usuários e grupos necessários para instalação.

A Execução deste script não gera nenhuma saída.

Bom pessoal depois de executar os scripts na sequência, reinicie o sistema e comece a executar o procedimento de instalação do Oracle Database 10g ou 11g. Segue abaixo para download os scripts para os versões do Oracle 10g e 11g.
Pré-requisitos Oracle Database 10g:
https://dl.dropbox.com/s/rn6sx05aigt10w1/scripts_oracle10g.tgz?dl=1
Pré-requisitos Oracle Database 11g:
https://dl.dropbox.com/s/vq4sc834zhmyh7u/scripts_oracle11g.tgz?dl=1
Pessoal, espero que esses scripts possam ajudar aqueles que precisem. Agradeço a todos que visitam o blog, qualquer dúvida na execução dos scripts do post favor comentar nos comentários para que possa ajudar. Que a Graça e Paz estejam com todos.
Fonte: http://blog.gaudencio.net.br/2013/01/oracle-scripts-de-pre-configuracao-do.html

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: