Erro ao instalar o .Net Framework 3.5 no Windows Server 2012

windowsserver2012Neste artigo você aprenderá  como resolver o erro ao tentar instalar o recurso .NET Framework 3.5 no Windows Server 2012.

Primeiramente durante o assistente você poderá notar um aviso de que será necessário especificar  um caminho alternativo, pois os arquivos de origem estão ausentes …dotnet1

Se tentar prosseguir a instalação você terá a seguinte mensagem de erro.

“Falha na instalação de uma ou mais funções, serviços de função ou recursos.
Não foi possível encontrar os arquivos de origem. Tente instalar as funções, os serviços de função ou os recursos novamente em uma nova sessão do Assistente de Adição de funções e Recursos”

dotnet2

Esse problema ocorre pois os arquivos de instalação de algumas funções ou recursos existentes no Windows Server 2012 não são copiados para o servidor junto com o sistema operacional. Esses arquivos poderão ser obtidos pelo Windows Update, de um local especifico ou por GPO.

Solução para o problema.

Na tela de confirmar seleções de instalação, na parte inferior existe um link “especificar um caminho de origem alternativo”.

dotnet5

Na próxima tela informe o caminho dos arquivos no DVD do Windows Server 2012.

D:\Sources\sxs

dotnet6

Você também poderá utilizar o Powershell

Add-WindowsFeature NET-Framework-Core -Source D:\sources\sxs

dotnet3

Agora é só confirmar a instalação

dotnet4

Aguardo vocês em um próximo Post.

Carlos Finet

Especialista em infra Microsoft, instrutor de certificação e fundador do portal CooperaTI. Contribuo com a comunidade escrevendo artigos técnicos sobre Windows Server, Client e Microsoft Exchange. Siga minha FanPage no facebook https://www.facebook.com/professorfinet

More Posts - Website

Follow Me:
Facebook

3 Comments

on “Erro ao instalar o .Net Framework 3.5 no Windows Server 2012
3 Comments on “Erro ao instalar o .Net Framework 3.5 no Windows Server 2012

  1. Tive esse desprazer a um tempo já. .net 3.5 tão usado não ir junto com SO é estranho, pois maioria ou todos software MS, pelo menos System Center, utiliza .net. Sem contar que o caminho pra por D:\sources\sxs parece desativado, no especificar um caminho alternativo. Na primeira vez achei que não dava pra digitar.


  2. Informar que se você já houver aplicado vários patches do Windows Server 2012, não conseguirá fazer funcionar. O instalador continuará avisando que a fontes esta com arquivos danificados.
    Tive que formatar o servidor e fazer sem o mesmo estar no Domínio (problema que eu tive com estações), e sem receber nenhum UPDATE, ai funcionou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>