Hyper-V Réplica

Vida longa e próspera pessoal! A estrela do post de hoje é o Hyper-V Réplica. Ele possibilita o espelhamento de máquinas virtuais entre HOSTs de virtualização Windows Server 2012. Você pode ter todo o seu ambiente de máquinas virtuais replicado em outro servidor (mesmo fora de sua rede) como uma forma de “site backup”.

O mais legal é que esse recurso está presente em todas as versões do Windows Server 2012, inclusive em sua versão gratuita, o Microsoft Hyper-V Server 2012. E a configuração é bem simples, como verá abaixo.

Configuração do Hyper-V Réplica:

Nas etapas abaixo eu vou explicar a configuração do Hyper-V Réplica em cenário de domínio do Active Directory. Se desejar saber como realizar essa configuração em grupo de trabalho, leia o meu artigo para o Technet Wiki: http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/12828.windows-server-2012-configurando-o-hyper-v-replica-em-grupo-de-trabalho-sem-dominios.aspx

clip_image002

Etapa 1 – Configurar os HOST de destino para receber a réplica:

A primeira etapa é a configuração do servidor que vai receber a réplica da máquina virtual. Abra o console do Hyper-V, vá nas configurações do Hyper-V e selecione e opção para configurar o Hyper-V Réplica:

clip_image004

Selecione o método de autenticação. Você pode usar o Kerberos (HTTP) ou utilizar algum certificado para criptografar a conexão. No meu caso vou marcar a opção Kerberos.

Selecione o tipo de autorização, se deseja receber réplicas de qualquer servidor autenticado no AD ou somente de servidores especificados. Em ambas as opções você deve escolher o local para armazenamento das réplicas das máquinas virtuais.

Ao clicar em OK o assistente vai informar uma mensagem que deve liberar uma regra específica no firewall do servidor, abra o firewall com segurança avançada do Windows e habilite a regra adequada (HTTP se está utilizando Kerberos ou HTTPs se estiver utilizando um certificado):

clip_image006

Se estiver utilizando o servidor sem área gráfica, pode liberar essa regra através do comando em powershell:

Versão em inglês do Windows: Enable-Netfirewallrule –displayname “Hyper-V Replica HTTP Listener (TCP-In)”

Versão em português do Windows: Enable-Netfirewallrule –displayname “Ouvinte de HTTP da Réplica do Hyper-V (TCP-In)”

E pronto! O servidor de destino já está configurado.

Etapa 2 – Habilitar a replicação da máquina virtual:

Agora, clique com o botão direito na máquina virtual que deseja replicar e selecione habilitar replicação. Você estará no assistente de replicação.

clip_image008

Selecione o servidor de destino (que configuramos na etapa1):

clip_image010

Agora selecione novamente o tipo de autenticação que deseja utilizar e veja que já está habilitada a opção para compactar o tráfego de replicação pela rede:

clip_image012

Na próxima tela, você poderá selecionar quais discos virtuais que estão anexados na máquina virtual serão replicados:

clip_image014

Agora você poderá selecionar o número de pontos de restauração (snapshots ou instantâneos) que o Hyper-V deve fazer dessa máquina virtual e com qual frequência. Não confunda com o número de vezes que a máquina é replicada (que é padrão de 5 em 5 minutos e não pode ser alterado):

clip_image016

Nessa próxima tela você poderá selecionar como será feita a cópia inicial e quando deverá ser iniciada.

Pode utilizar para a cópia inicial:

· Cópia pela rede

· Através de HD Externo

· Aproveitar uma máquina virtual que você já tenha exportado

E também defina quando será iniciada a cópia:

clip_image018

Na última tela basta finalizar a configuração e a máquina estará configurada para a réplica.

Tipos de Failover:

O Hyper-V Réplica permite 3 tipos de failover:

· Failover planejado – Quando você deseja mover a execução da máquina virtual para o HOST que tem a réplica, de forma planejada

· Failover não planejado – Quando o HOST original está fora do ar e você precisa iniciar a réplica em caráter emergencial

· Teste de Failover – Você pode executar quantos testes desejar, para verificar se a réplica está em condiçõe
s de uso normal

Todos esses tipos de failover são acionados clicando com o botão direito em cima da máquina virtual:

clip_image020

Conclusão final

O Hyper-V réplica é uma excelente opção para pequenas e médias empresas que desejam um espelhamento do seu ambiente ou grandes empresas que planejam montar um “site-backup”. Você pode, por exemplo, utilizar dois clusters de Hyper-V replicados!

Espero que tenham gostado do artigo e até o próximo post do Windows Server League!

clip_image022

Share

    Comments

    1. Bom dia, estou com problemas de desempenho com disco sas de 2tb usando replicação hyper-v, fato que a vm tem 1tb de tamanho e se move dados diariamente entre pastas coisa de 150gb, tenho que fazer a replica apenas a noite isso é normal ?

      • Boa tarde. Muito obrigado por prestigiar o nosso trabalho. Agora vamos a sua dúvida. Primeiro questão e as redes no qual é Hyper-V Réplica e enviada, o ideal é você ter nic teaming, para aumentar a velocidade, outra questão, são os discos, você dever armazenar os vhdx em um armazenamento separado do sistema operacional do host de Hyper-V. Como esta o seu cenário?

    2. Bom dia,
      Sabe como eu posso corrigir o erro abaixo? esta liberado no firewall a porta 80, nos dois servidores.
      Não foi possível replicar as alterações da máquina virtual ‘Server2’ porque o servidor de Réplica ‘SRV-HV1.empresa.local’ na porta ’80’ não estava acessível. A conexão com o servidor foi interrompida de modo anormal (0x00002EFE).

    3. Avatar for Rafael Bernardes JOYCE APARECIDA GONÇALVES PASSOS : 22 de junho de 2022 at 2:23 pm

      Data da replicação deve ser constante ou somente quando houver o failover

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: