[MySQL] Série de posts 5: Utilitário de administração


Neste post iremos demonstrar a ferramentas de administração nativa do MySQL para utilização e administração de nosso SGBD.
O MySQL Workbench é uma ferramenta que foi feita para atender três pontos, a primeira é a possibilidade de gerenciar varias conexões e desenvolver aplicações submetendo queries no SGBD , a segunda é a possibilidade de poder fazer a modelagem dos dados através de um “Data Modeler” e a terceira permite fazer a administração do MySQL podendo fazer alteração de parâmetros no banco, backup e restore de schemas.
A intenção deste post não é falar detalhadamente da ferramenta e sim demonstrar que a Oracle mantém uma ferramenta que possibilite a fácil administração de um Banco de dados MySQL que atenda tando a necessidade de um DBA e um Desenvolvedor.
Segue abaixo , link sobre a Documentação de utilização do MySQL Workbench:
http://sdrv.ms/U6OPnO

Segue abaixo pequeno detalhamento da ferramenta:

1. Para fazermos a conexão com nosso Banco de Dados MySQL , utilizamos a sessão “Open Connection to Start Querying”.

2. Para criar nossos diagramas de Bancos de Dados , utilizamos a sessão “Open Existing EER Model”.

3. Para administrarmos nossos Servidores com Bancos de Dados MySQL , utilizamos a Sessão “Server Administration”.

Para instalarmos o MySQL Workbench podemos fazer o download da aplicação no site do  MySQL. Segue abaixo link para download da aplicação para a plataforma Windows e Linux.
http://www.mysql.com/downloads/workbench/
Para consulta de andamento do Desenvolvimento desta ferramenta podemos acompar no site abaixo:
http://mysqlworkbench.org/
Para Plataforma Windows , sabemos que podemos utilizar o “MySQL Installer for Windows”, que possui todos os pacotes de ferramentas relacionados ao MySQL, automatizando as instalações de aplicativos:



Para efetuar o download e instalação do MySQL Workbench , será necessário baixar o instalador para efetuar a instalação , veja no post abaixo , como efetuar a instalação do MySQL utilizando o “MySQL Installer for Windows”:
https://cooperati.com.br/2012/08/21/mysql-srie-de-posts-1-download-e-instalao/
Para que utilizar a Plataforma Linux nas Distribuições Debian/Ubuntu podemos utilizar o utilitário de instalação apt. Veja abaixo com Instalar o workbench nestes SOs.

# apt-get install mysql-workbench
Bom pessoal, acredito que seja essa a intenção de apresentar o MySQL Workbench como uma ferramenta de administração e Desenvolvimento de aplicações com nosso Banco de dados MySQL. Qualquer Dúvida sobre o Post favor comentar para que possa ajudá-lo. Que a Graça e Paz estejam com todos.
Veja o post anterior desta série abaixo:
https://cooperati.com.br/2012/09/12/mysql-srie-de-posts-4-mecanismos-de-armazenamento-e-tipos-de-tabelas/

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: