Porque utilizar laboratórios virtuais

O laboratório virtual tornou-se uma boa alternativa a construção de um laboratório real, seja utilizando equipamentos usados ou novos. O problema tradicional com a utilização de equipamentos físicos é que eles são muito caros e ainda podem não ter todos os recursos que você precisa para passar no exame CCNA. Por isso é recomendável a utilização de laboratórios virtuais.
Abaixo estão três boas razões pelas quais você precisa de um simulador (ou emulador) de roteadores e/ou switches Cisco para ajudar você a se preparar para o CCNA, bem como na sua carreira para além do CCNA:

Perguntas em ambiente simulado no exame – A Cisco tem colocado muitas questões do tipo simulação para o CCNA, a fim de testar a capacidade do candidato para solucionar problemas e configurar dispositivos de rede em uma situação da vida real. O peso destas questões no que diz respeito à pontuação final CCNA é consensual a ser muito elevado, embora apenas Cisco saiba ao certo. Assim, é fundamental a prática exaustiva para esta parte do exame bastante difícil. Uma das melhores maneiras é o uso de um simulador, como o Packet Tracer (vamos falar dele num próximo post).
Retenção na Memória – Fazendo a configuração dos dispositivos de rede permitirá que você se lembre e compreenda melhor os conceitos difíceis CCNA. Networking é definitivamente um assunto prático, e apesar de ler os livros e entender as teorias dos livros é sem dúvida importante, realmente fazer a configuração e resolução de problemas será decisivo na fixação em sua mente de todo conhecimento teórico absorvido nos livros. Nesse ponto há grande diferença entre o real e virtual (pelo menos ao nível de CCNA)
Importante para os empregadores – Além do CCNA, é muito comum nestes dias ocorrer uma entrevista técnica para qualquer novo trabalho em rede. Os empregadores devem estar certos de que os candidatos tenham as competências técnicas necessárias para fazer o trabalho bem. Mesmo se você for tecnicamente qualificados e tiver as certificações necessárias, muitas vezes você será solicitado a demonstrar as suas competências técnicas em uma entrevista. Estes tipos de questões geralmente giram em torno de resolução de problemas de competências que são valorizadas pelos empregadores. Nesse ponto os laboratórios reais ganham vantagem, pois é mais valorizado o fato de o candidato já ter utilizado equipamentos reais, mas não tira a importância de usar simuladores/emuladores, caso os equipamentos reais não estejam a disposição.
Esse post é o primeiro de alguns que irei fazer daqui para frente, onde abordarei os principais recursos como o Packet Tracer e o GNS3.
Também mostrarei como utilizar ambientes reais sem decretar falência =)
Tem alguma sugestão ou dica, deixe nos comentários!
Abraços e bons estudos.

Share

    Comments

    1. Ansioso pelos próximos posts!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: