Reflexão sobre backup

Recentemente os meus problemas com backup estão aumentando muito. Tenho o cuidado de sempre guardar os dados em outro servidor, discos, raids e tal.
Mas, em alguns clientes, a tarefa de cópia, mesmo que diferencial, leva tanto tempo que fico apreensivo. E se o servidor principal der pau? Eu vou levar, no mínimo, um dia para reconfigurar tudo e copiar os dados de volta.
Quando se tem mais de 2Tb de dados começa a se ter problemas desse tipo Não adianta nada ter só um backup se vai levar 12 horas para copiar de um servidor para outro.
Por isso eu vou cada vez mais para o lado da virtualização. Os snapshots da vida, o poder de copiar os arquivos em uso com a cópia de sombra estão se tornando meus salvadores!
Já cheguei a colocar dois HDs na máquina virtual espelhados. Só que cada um está em um servidor diferente. Se um servidor para, eu posso iniciar o outro com o hd de espelho virtual.
São pensamentos como esse que tendem a ditar o ritmo dos backups hoje em dia. Não faça como muitos que reclamam que a Microsoft removeu o NTbackup do 2008. Aquilo nunca foi bom o suficiente mesmo! O novo backup server reflete a atual necessidade dos bons administradores de rede.
Você faz um “ghost” do servidor com todos os arquivos e configurações. E o melhor, pode recuperar isso em qualquer máquina, mesmo que o hardware seja diferente! O 2008, assim como o vista, não depende da HAL. Até mesmo uma estação pode ser um servidor temporário enquanto o principal não é consertado.
Ainda acho que o cobian é a melhor opção para quem quer uma simples cópia de arquivos. Só não sei porque a Microsoft não quis comprar esse projeto para incluir em seu sistema.
Grande abraço!

Share

    Comments

    1. Estou oferecendo como forma de “backup” externo um sincronismo em meus servidores , todos os dados dos clientes ficam uma cópia em meus servidores assim se acontecer algo com a empresa dele ( roubo de servidores ou incêndio ) tenho os backup´s salvos e sincronizado , tem um cliente que tem 120GB ele só sincroniza o que altera , isso leva em torno de 2 horas por dia , meu link é 10 Megas

      • Legal, mas o problema é como fazer isso legalmente. Que tipo de atividade colocou no cnpj?
        E como fica a parte de cofidencialidade? O que colocou no contrato ?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: